Sistema construtivo é o material utilizado para a construção de uma edificação. Aqui em Curitiba o sistema mais utilizado em residências é o convencional, com tijolo e estrutura em concreto armado. Este modelo de construção ainda é bastante utilizado por uma questão cultural. As tecnologias construtivas vieram da Europa com construções de tijolos e pedras.

O desconhecimento de novas tecnologias construtivas restringe a aceitação de novos sistemas construtivos. Aos poucos os sistemas a seco como Steel Frame e Wood Frame estão sendo mais aceitos devido as suas vantagens tecnológicas, econômicas, sociais e ambientais.

Aqui vou explicar um pouco a diferença entre eles e mostrar as principais vantagens e desvantagem.

 

Sistema Convencional – Casas de Alvenaria

O Sistema Convencional é aquele mais comum, onde se utilizam blocos cerâmicos (tijolos) com estruturas em concreto armado. Esse modelo de construção é bem demorado pois necessita do tempo de cura do concreto das fundações, pilares, vigas e lajes. As vedações laterais são feitas com blocos cerâmicos possuem a função de fechamento.

A facilidade em encontrar mão de obra é o principal quesito a escolha desse sistema de construção no Brasil. Esse sistema facilita as reformas e suporta grandes vãos, porém exige muito retrabalho e gera muito resíduo.

 

Sistema Alvenaria Estrutural – Casas com Blocos de Concreto

A alvenaria estrutural os blocos de concreto ou cerâmica são unidos ao pilares e vigas para estruturar a edificação. Os projetos devem ser bem elaborados pois os dutos hidráulicos, elétricos e as aberturas (janelas e portas) devem ser detalhados e compatibilizados conforme a modulação dos blocos.

Os blocos de concreto são muito utilizados nas construções de barracões e edifícios com muitos pavimentos devido a resistência e rapidez de execução da obra. Porém, esse sistema possui uma limitação estética em função da modulação dos blocos e as paredes estruturais dificultam alterações de layout e reformas.

 

 

Steel Frame – Casas em Drywall

O Steel Frame é um sistema industrializado que utiliza aço galvanizado e fechamentos com placas cimentícias, placas em drywall ou madeira. Esse sistema construtivo sustentável, é chamado de construção seca, pois não usa água para construir e gera o mínimo de resíduo durante a obra.

Esse sistema construtivo é rápido e as edificações são isoladas térmica e acusticamente. Desta forma pode-se utilizar menos os de sistemas de climatização, como ar condicionados e aquecedores. Apesar de exigir mão de obra especializada, atualmente em Curitiba existem diversas construtoras especializadas nesse tipo de construção e o valor é bem similar as construções convencionais.

 

Wood Frame – Casas em Madeira

O Wood Frame é um sistema construtivo bem similar ao Steel frame, a diferença está na utilização de perfis de madeira ao invés dos de aço galvanizado. As madeiras maciças e placas OSB são autoclavadas para proteger a edificação da umidade e de cupins.

A madeira é um excelente isolante acústico e térmico e geralmente são de pinus provenientes de reflorestamento. Essa é uma construção seca e poucos resíduos são gerados. Apesar de exigir mão de obra especializada é o sistema mais utilizado por aqueles que se preocupam em construir com o menor impacto ambiental.

Aqui em nosso escritório possuímos experiência em projetos de diversos sistemas construtivos e estamos preparados para atender plenamente a projetos residenciais e comerciais. Se precisar entre em contato e solicite um orçamento.

Deixe uma resposta

Fechar Menu