“Minha casa é pequena e vou fazer uma pequena alteração na cozinha ou no banheiro vou precisar de um projeto?”
Essa é uma dúvida muito comum que recebo aqui no escritório. Muitos clientes acham que pequenas modificações não precisam de projeto. Pensam que o projeto vai custar muito caro e por ser pequeno não precisa de projeto. Eu sempre afirmo que todas as intervenções em imóveis ou construções devem ter um projeto elaborado por um arquiteto ou engenheiro. Os arquitetos aprendem a projetar melhor, enquanto os engenheiros a executar as obras com maior capacidade técnica.
Até hoje todas as pessoas que eu atendi aqui em Curitiba, seja para consultoria de cor ou projetos bem complexos afirmam que o valor do projeto se paga pela economia de material e mão de obra.
As pequenas reformas podem ser bem planejadas evitando gastos desnecessários de material, tempo e mão de obra. O projeto de paginação é um ótimo exemplo para isso. Esse projeto é um desenho das peças de revestimento que serão colocadas na parede ou no piso. Esse desenho proporciona o cálculo exato da quantidade de revestimento que será utilizado e onde será o melhor recorte e inicio da colocação das peças.
Um projeto bem elaborado evita o retrabalho e desmanche na hora da execução da obra. Auxilia no planejamento e cálculo correto dos insumos, materiais, mão de obra e cronograma das etapas a serem seguidas com maior agilidade resultando em economia de tempo e dinheiro.
O arquiteto é o profissional mais capacitado para a elaboração dos projetos arquitetônicos para construções ou reformas. Sua formação contempla estudos a respeito de materiais de construção, técnicas construtivas, sistemas de abastecimento e conforto ambiental para produzir espaços perfeitos para quem irá utilizar esses ambientes. Ambientes projetados que aliam estética e estilo em espaços ricos em cultura e harmoniosos com o local onde estão inseridos.
A elaboração de um bom projeto arquitetônico exige um estudo complexo entre o local, legislação e necessidade do proprietário. O processo inteiro contempla diversas etapas para que o projeto atenda todas as expectativas e esteja dentro do orçamento estipulado.
ETAPAS DO PROJETO
O projeto é um documento gráfico de complexa elaboração, onde se fundem legislação e normas técnicas, utilizado para proporcionar a correta execução de uma obra. A elaboração de um projeto é dividido em 5 etapas. As 2 primeiras etapas servem para observar as necessidades do cliente e do local a ser implantado. As etapas intermediárias são desenvolvidos os desenhos técnicos completos para execução da obra. A última etapa contempla os detalhes para que a construção seja o mais fiel ao projeto aprovado.
Eu como arquiteta sei que sou uma profissional capacitada para elaboração de projetos com qualidade técnica e adequada para quem irá usar os espaços que planejo. Procuro projetar espaços saudáveis voltados ao bem-estar de seus ocupantes, respeitando a cultura e gosto pessoal de quem irá usufruir estes espaços.