O confinamento obrigatório para a proteção individual, daqueles que amamos e de toda a sociedade, causada por um inimigo invisível que assola os hospitais do mundo inteiro, nos faz refletir o quanto as vidas de todos os seres do planeta estão interligadas. As minhas escolhas individuais interferem diretamente na vida de outras milhares de pessoas. O isolamento social é inevitável nesse momento para contenção da proliferação maior do vírus acarretando em outras tantas vidas e situações econômicas e sociais do mundo inteiro.
Quando as pessoas começaram a ficar mais em isoladas trabalhando em casa e as crianças sem ir para a escola. O fluxo de veículos diminuiu drasticamente e o reflexo disso foi percebido através da diminuição da quantidade dos gases poluentes na atmosfera. Esse fenômeno comprova todos os estudos científico e alertas do quanto o nosso modo de vida polui o mundo. Aqui em Curitiba e no Paraná os registros de dióxido de nitrogênio (NO2) e de monóxido de carbono (CO) diminuíram quase pela metade após a suspensão das aulas e restrição do comércio. Observe os gráficos abaixo com os dados do Instituto Água e Terra do Paraná.
A reclusão nos proporciona um momento para refletir e atuar de uma forma mais saudável e continuar a mitigação da degradação ao meio ambiente. Promove também uma conscientização dos próprios atos e o quanto isso é realmente necessário. Os valores da vida foram todos modificados através da pandemia, do isolamento e da intensidade que vivemos esses dias de enclausuramento. E, conseguimos perceber o quanto a saúde é importante e deixamos de lado outros tantos itens supérfluos para ajudar aqueles que amamos. Precisamos perceber que a poluição é extremamente nociva para a nossa saúde e teremos que tomar importantes atitudes para minimizar os impactos ambientais que estamos causando a nós mesmos.
Nós somos seres muito adaptáveis ao ambiente em que vivemos. Sei que conseguiremos diminuir a correria que nos encontrávamos e repensar novas formas de trabalho, estudo, consumo e lazer com mais saúde para todos. Estamos percebendo o quanto nos faz falta o contato direto com a natureza, pisar na grama, observar o movimento do mar, o canto dos pássaros. Podemos ver isso pela quantidade de adoção de cães que ocorreu nesse período, tanto pelo contato com a natureza quanto pela vida social que nós seres humanos precisamos. Talvez em sua casa você tenha iniciado uma pequena horta ou o cultivo de alguma flor para ajudar na conexão com a natureza.
Neste momento que estamos enclausurados em nossos lares, para nos proteger e proteger aqueles que amamos, observamos o quanto as sociedades com aspectos mais solidários são mais saudáveis e conseguem atravessar a turbulência com menos impacto do que aquelas mais individualistas.
Apesar de toda dificuldade social que o Brasil possui muita coisa boa está acontecendo. Algumas pessoas estão orientando os mais simples a terem cuidados com higiene e contaminação. Quando eu vejo os catadores colocando em seus carrinhos garrafas com água e sabão para higiene pessoal imagino um futuro próximo onde a proliferação de muitas doenças será menor e um incrível desenvolvimento social da cidade. Os cuidados com a limpeza e higiene pessoal de todas as esferas sociais é fundamental para o desenvolvimento geral dentro do meio urbano.
Uma cidade é feita por pessoas que juntas formam a sociedade. Vamos construir nossos lares saudáveis e seguros de todos os males que assolam nossas vidas e assim, contribuiremos profundamente para uma sociedade mais equilibrada e solidária.