Feng Shui na tradução literal da palavra é Ar Água que trazendo para o momento atual significa fluido, movimento, energia ou melhor a energia em movimento. Seu objetivo principal é harmonizar nosso entorno com a força criadora universal conhecida como Ch’i.
Em um passado remoto o Feng Shui era uma ferramenta de usada para abençoar, proteger e harmonizar nossa energia vital que flui pelo nosso corpo e se projeta nos ambientes que estamos, como nossas casas e locais de trabalho. Isso em um momento no qual a China era um país agrícola e utilizava esse recurso para equilibrar as casas conforme as montanhas, rios e mares.
Atualmente seguimos a mesma tradição em observação da natureza e dos seus processos de construção manifestados pela beleza, harmonia e paz para adaptá-los as nossas formas modernas de vida. Nas cidades as montanhas são as construções, os rios e mares são as ruas e avenidas e assim podemos observar o movimento que o Ch’i atua no meio urbano. As nossas casas, apartamentos e escritórios geralmente não nos permitem fazer muitas alterações em suas estruturas, como mudar janelas e portas, e por esse motivo utilizamos algumas ferramentas de cura para esses espaços.
Nas casas a entrada do Ch’i acontece pela porta principal e segue por toda a casa. Cada ambiente da casa é regido por um tipo de energia que constitui um dos 5 elementos da natureza, madeira, fogo, terra, metal ou água e por uma polaridade yin ou yang. A localização exata desses pontos é determinada pela aplicação do Baguá na planta da casa.
O Baguá é um símbolo tradicional chinês de 8 lados, um octógono, cada lado dele possui um trigrama associado as atividades humanas na Terra. Ele deve ser associado a planta da casa para visualização e distribuição destas atividades conforme os ambientes existentes.
Nos próximos posts eu vou mostrar como aplicar o Feng Shui em uma casa.