A arquitetura é uma indústria que gera uma enorme devastação ao meio ambiente pela emissão de CO2, consumo de água e energia para a construção das edificações convencionais.
A eficiência energética e hidráulica é um dos fatores fundamentais existentes nas construções sustentáveis. São soluções que buscam utilizar com o melhor aproveitamento os recursos naturais como energia solar e água pluvial.
Os principais objetivos das construções sustentáveis são:
1 – Mitigar os impactos da mudança climática global e reduzir a emissão de gazes nocivos como CO2
2 – Melhorar a saúde humana e o bem-estar do ocupante das edificações
3 – Proteger e restaurar os recursos hídricos utilizando dispositivos para controle de volume, sistemas de reuso de água, captação de água pluvial, sistemas para tratamento do esgoto
4 – Proteção e restauração da biodiversidade implantando serviços ecossistêmicos e com o mínimo impacto em áreas verde
5 – Desenvolvimento da compra “verde”, procurando saber a origem dos produtos e as formas de descarte dos resíduos
6 – Melhorar a comunicação, saúde, justiça na edificação e em sua cidade
As construções sustentáveis devem ser benéficas para o meio ambiente, para a economia e para as questões sociais. Sendo de suma importância estar atrelada as novas tecnologias e assim poder gerar uma construção mais econômica tanto para a construção quanto para a manutenção da edificação.
Os sistemas construtivos mais sustentáveis são as construções secas. Esse tipo de sistema construtivo diminui o consumo de água e utilizam envoltórios energeticamente mais eficientes. Além, de otimizar o tempo de construção, acelerando todos os processos na execução da obra.
O isolamento térmico e acústico desse tipo de construção auxilia na redução do uso de equipamentos para aquecimento e esfriamento dos ambientes. Tornando o interior das edificações com as temperaturas mais agradáveis.
As edificações secas mais comuns aqui no Brasil são as construções em Steel Frame, que utilizam uma estrutura metálica e fechamento com placas de gesso acartonado preparado para receber o acabamento final e o preenchimento é inserido um material para melhorar o isolamento acústico e térmico como a lã de rocha, lã de vidro e lã de pet.
O sistema construtivo desenvolvido pela Arxx é inovador e de alta qualidade. Esse sistema constitui na construções das paredes autoportantes em concreto armado que utilizam como forma um EPS com uma densidade especial que permanece na edificação após a concretagem. O sistema possui uma grande variedade de produtos específicos para cada tipo de parede, estrutural ou fechamento conforme a necessidade do projeto. Este é um sistema construtivo rápido, barato e limpo.
Esse dois sistemas construtivos podem ser ainda mais otimizados ao utilizar em conjunto esquadrias e vidros com isolamento térmico e acústico, mantendo o silencio interno da residência.
As casas com sistemas energeticamente eficientes auxiliam no bem-estar de seus moradores. Agregando sofisticação e qualidade de vida para todos. Se estiver associados a biofilia, com a implantação de jardim vertical, telhado verde e outras formas de conexão do ser com a natureza tornará a casa um verdadeiro santuário familiar.