O inverno em Curitiba é sempre bem rigoroso e as casas precisam ser adaptadas para os dias frios. Podemos fazer pequenas adaptações rápidas em nossos lares para os dias de frio com lareiras a álcool, aquecedores elétricos, tapetes ou cobertas. Podemos fazer um investimento um pouco maior e ter uma melhor qualidade de aquecimento. Nesses casos surgem as dúvidas em relação aos sistemas de aquecimento residenciais para Curitiba. Melhor o ar condicionado ou o piso aquecido? Qual a diferença entre os dois? Qual eu vou gastar mais energia? Essas dúvidas são muito comuns e geralmente a resposta é que depende do caso.
ISOLAMENTO TÉRMICO
A maior eficiência dos sistemas de climatização dependem sempre de um bom isolamento térmico entre o ambiente interno e externo para que o ambiente climatizado permaneça agradável por mais tempo. Todos os sistemas de climatização irão aquecer o ambiente e dependerá deste isolamento para que o local permaneça aquecido. A tendência entre dois corpos é que eles transfiram calor para igualar suas temperaturas, por isso o melhor meio para isolar dois materiais é o vácuo.
As esquadrias com vidros duplos ou triplos utilizam o vácuo entre os vidros para isolamento e evitar a dispersão de calor. As soluções mais comuns para isolar paredes, telhados e forro são a instalação de mantas de lã de poliéster e de rocha, fibra de vidro e poliestireno expandido (EPS), conhecido como isopor.
As coberturas também precisam de materiais adequados para evitar a dissipação do calor pelo teto. As telhas de cerâmica ou de fibrocimento são as mais recomendadas para isolamento térmico porque possuem uma baixa condutividade térmica. Porém, o meio mais eficaz de isolar a cobertura de uma edificação é através de telhados verdes, além de mais sustentáveis, auxiliam na redução de troca calorífica entre os ambientes internos e externos.
AR CONDICIONADO
O ar condicionado quando bem calculado e bem instalado é um grande aliado para a climatização dos ambientes. A instalação de um aparelho de ar condicionado exigirá uma mini-obra para instalação do condensador e do exaustor, incluindo os dutos e estrutura elétrica. Para Curitiba o ideal é escolher um modelo que atenda tanto os dias frios quanto as altas temperaturas do verão que deverá ser calculado conforme o espaço a ser instalado.
Os aparelhos de ar condicionado são dimensionados pela unidade de energia BTU (British Thermal Unit ou Unidade Térmica Britânica) que determina a potência do aparelho. Quanto maior os BTUs de um ar condicionado maior será sua potência. Se você instalar um ar condionado com potência menor para determinado ambiente ele será forçado demais e você terá um gasto de energia maior e não irá resfriar adequadamente o local.
Para calcular corretamente a potência necessária do ar condicionado devemos saber o tamanho em m2 do ambiente, quais os aparelhos que possam irradiar calor como computador, quantas pessoas ficaram no lugar e qual o tamanho das janelas e portas com todos esses dados pode-se calcular um sistema de climatização que atenda bem a necessidade sem acarretar em altos gastos de energia elétrica. Por exemplo, somar 600 para cada metro quadrado do ambiente, mais 600 para cada pessoa que estiver na área, mais 600 para cada aparelho que irradiar calor (geladeira, televisão, freezer, fogão etc.) e mais 800 se o ambiente estiver exposto à luminosidade do sol. Portanto, se você quiser refrigerar ou aquecer um ambiente de 20 metros quadrados, com 3 pessoas e 4 aparelhos, precisará de um ar condicionado com o mínimo 16.000 BTUs.
O sistema de funcionamento do ar condicionado funciona ao retirar o ar do ambiente e passar por uma máquina que irá resfriar ou aquecer e devolver para o mesmo ambiente. Esse sistema devolve o ar mais seco para o ambiente o que pode ser um pouco incomodo para algumas pessoas.
PISO AQUECIDO
O piso aquecido é um sistema de calefação através de radiação térmica pelo piso por mantas, placas ou tubulações que aquecem o piso e as paredes. Esse sistema é instalado entre o contrapiso e o acabamento do piso, como uma camada intermediária entre os dois, sob diversos tipos de acabamentos como porcelanato, piso laminado, vinílico entre outros. Se for instalado durante a obra é muito fácil, porém se o local a ser instalado estiver construído será necessário remover o piso existente para que seja feita a instalação.
O piso aquecido pode ser instalado em todos os ambientes, inclusive nos banheiros e até dentro do box. A vantagem do piso aquecido é que ele aquece o ambiente de baixo para cima e evita a proliferação de fungos e mofo. Existem dois modelos mais utilizados, por placas ou por condução da água. A manta ou placa é mais aplicada em espaços médios ou pequenos e o modelo de condução da água para grandes espaços. Os modelos possuem termostastos independentes para cada local podendo ser acessados remotamente por wifi permitindo uma automação residencial. Cada termostato atende uma área de até 20m² e chega a uma temperatura máxima de 36ºC.
Eu tenho pleno conhecimento técnico para elaboração de projetos de climatização e posso ajudar a solucionar e dimensionar os melhores equipamentos e sistemas para os mais diversos espaços. Me coloco a disposição para orçamentos de projetos de climatização e isolamento térmico em Curitiba e região.
Arquiteta
Luiza Rezende